Avaliação para Determinação da Vida Útil do Imobilizado
Atenda o CPC 27 através da Avaliação para Determinação da Vida Útil Remanescente do Imobilizado
O serviço da AfixCode de Avaliação de Bens para Determinação da Vida Útil tem por objetivo atender as atuais regras contábeis introduzidas pela Lei 11.638 que adicionou o CPC 27, que determina que o cálculo da depreciação deve ser efetuado com base na vida útil econômica e calculado sobre o valor depreciável do bem, tendo como objetivo que os relatórios contábeis reflitam com maior precisão o valor real dos seus ativos.
A vida útil econômica de um ativo é o período durante o qual se espera que ele seja utilizado pela empresa nas suas operações, portanto deve ser avaliado considerando as reais condições de uso e outros fatores que possam aumentar ou diminuir sua vida útil.
O valor depreciável é a diferença entre o valor contábil e o valor residual (valor de descarte). O valor residual (valor de descarte) é o valor estimado dos ativos ao final da sua vida útil econômica, sendo mensurado conforme a política de desimobilização da empresa.
O CPC-27 é aplicado para todas empresas, sendo que a vida útil e o valor residual devam ser revisados sempre que houver fortes indícios de alteração das suas estimativas ou mudanças na política de gestão do imobilizado da empresa.
Clientes que Já Contrataram esse Serviço
Conheça algumas das empresas que já contrataram serviços de Avaliação da Vida Útil do Imobilizado com a Afixcode:
Porque Contratar o Serviço de Avaliação
de Vida Útil?
Nosso Serviço: Metodologia Afixcode para a Avaliação de Vida Útil do Imobilizado
O Laudo de Avaliação Vida Útil Econômica da AfixCode tem por base a relação de bens inventariados e conciliados com os respectivos registros contábeis, obedecendo os mesmos critérios de abertura de componentes no inventário e na contabilidade, para não ter inconsistências entre a base avaliada x base contábil. Esse procedimento também facilita a apuração da diferença entre a depreciação fiscal x depreciação econômica para anulação dos efeitos para fins de imposto de renda e contribuição social para as empresas do lucro real (Lei 11.941/09)
Vistoria Técnica e Inventário Físico do Imobilizado:
Descrição detalhada com marca, modelo, número de série e fornecedor do bem, o número do patrimônio, idade aparente. Levantar os históricos das manutenções preventivas, corretivas e reformas, planejamentos das manutenções futuras, política de substituição de máquinas, peças ou componentes. Identificar os bens fora de uso ou uso parcial.
Cotejamento:
Para não ocorrer a inconsistência entre a base da avaliação e base da contabilidade, fazer o cotejamento físico contábil das duas bases de dados.
Laudo de Avaliação de Vida Útil – Considerações Relevantes:
- Definição do ativo a nível de componente: alguns ativos são compostos de partes que tem funcionalidades independentes e com vida útil própria, diferentes do ativo principal e diferentes entre si. Exemplos: correia, motor, rolamento, sistema de resfriamento, sistema de ventilação, etc. Nestes casos, a primeira providência é a definição do ativo a nível de componente, lembrando que o mesmo critério tem que ser adotado em relação aos registros contábeis, para não causar inconsistência de dados entre os controles contábeis e sistema de controle patrimonial;
- Envolvimento dos técnicos internos da empresa, especificamente os responsáveis pela produção (fábrica) e pela manutenção. Entrevistas e questionários técnicos;
- Estimativa de vida útil dos bens de acordo com as suas especificações técnicas da fabricação: projeto, origem, material empregado, garantias operacionais;
- Verificar o histórico de planejamento de gastos com o imobilizado: política de substituição de máquinas, defasagem tecnológica dos bens e comparativos com a tecnologia utilizada pela concorrência, nível de obsolescência, etc;
- Obsolescência técnica ou comercial proveniente de mudanças ou melhorias na produção, ou de mudança na demanda do mercado para o produto derivado do ativo;
- Tratamento específico para os bens fora de uso ou em uso fora de condições normais de uso: instalação inadequada, umidade no ambiente, calor, poeira, sujeira;
- Avaliação do histórico e comparativos dos bens semelhantes, inclusive comparações com empresas do mesmo setor;
Registros:
Ao final, é feito o registro dos efeitos dos laudos na Contabilidade, bem como no Sistema de Controle Patrimonial utilizado pela empresa.
Por que Escolher a Afixcode?
Quando um cliente contrata nossos serviços, ele está adquirindo também a garantia que o serviço será concluído dentro das normas vigentes e dentro dos padrões de excelência da Afixcode. Conheça alguns dos diferenciais da Afixcode:
Solução Completa para
Controle Patrimonial
Única empresa com uma solução completa: Fabricação de placas de patrimônio, prestação de serviços, consultoria, softwares e treinamentos.
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