Valuation: 3 Métodos para Calcular o Valor de Uma Empresa para Venda
Conheça os três métodos mais comuns para avaliação do valor de mercado de uma empresa.
Para calcular o valor de uma empresa para venda existem três métodos mais comuns que possuem vantagens e desvantagens. Os principais métodos são: Contábil, Avaliação por Múltiplos e Fluxo de Caixa Descontado. Conheça abaixo:
Método 1: Contábil
É baseado nos documentos contábeis da empresa, isto é, o valor dos ativos tangíveis registrados de acordo com seu custo de produção e aquisição.
Vantagens:Desvantagens:
Método 2: Avaliação por Múltiplos:
É obtido pela comparação de indicadores da empresa com outras empresas preferencialmente do mesmo segmento / porte que tenham valor de mercado conhecido. Por exemplo, se uma loja vale 10 vezes o valor de seu faturamento mensal, aplicando-se o método, outra loja semelhante espera-se que tenha a mesma relação.
Vantagens:Desvantagens:
Método 3: FDC – Fluxo de Caixa Descontado:
É calculado através da expectativa de fluxo de caixa futuro que poderá ser gerado pela empresa. Ao avaliar uma empresa por esse método, inclui-se as variáveis mercado, concorrentes, vendas, preços, eficiência operacional, custos, políticas, etc.
Desvantagens:
Infográfico: Vantagens e Desvantagens de Cada Método de Avaliação:
Serviços da AfixCode de Avaliação Econômica (Valuation)
Interessado em fazer um Laudo de Avaliação Econômica? Os serviços da AfixCode voltados para a avaliação de empresas elabora laudos para diversas finalidades, incluindo fusões, reestruturação societária, garantias reais e de seguro, projetos de investimentos, entre outros. Confira mais detalhes sobre nossos serviços de Avaliação Econômica (Valuataion) ››