O que é patrimônio líquido? Como identificar?
O patrimônio líquido refere-se à reivindicação dos proprietários sobre os ativos de uma empresa após a liquidação das dívidas. Também é conhecido como capital próprio.
No Brasil, conforme disposto pela Lei 6404/76 (Art. 178 § 2º - item III), o patrimônio líquido é dividido em:
- Capital social
- Reservas de capital
- Ajustes de avaliação patrimonial
- Reservas de lucros
- Ações em tesouraria
- Prejuízos acumulados
Como pode perceber, existem diversas questões para entender o que é patrimônio líquido. Pensando nisso, decidimos criar um artigo especial para que você fique por dentro de todo assunto. Confira!
O que é patrimônio líquido?
O patrimônio líquido pode ser negativo ou positivo. Um patrimônio líquido negativo significa que os acionistas não terão mais nada quando os ativos forem liquidados e usados para pagar todas as dívidas devidas.
Por outro lado, o patrimônio líquido positivo mostra que os ativos da empresa cresceram para ultrapassar o passivo total, o que significa que a empresa possui ativos suficientes para fazer frente a quaisquer passivos que possam surgir.
Os investidores desconfiam de empresas com patrimônio líquido negativo, uma vez que essas empresas são consideradas arriscadas para investir, e os acionistas podem não obter um retorno sobre seu investimento se a condição persistir.
Por exemplo, se os ativos forem liquidados em uma situação de patrimônio líquido negativo, todos os ativos serão insuficientes para pagar toda a dívida e os acionistas sairão sem nada. O patrimônio líquido pode ajudar a comparar o valor total investido na empresa com os retornos gerados pela empresa durante um período específico.
No cálculo do patrimônio líquido, todas as informações necessárias estão disponíveis no balanço patrimonial — do lado do ativo e do passivo. O valor total dos ativos é calculado encontrando a soma dos ativos circulantes e não circulantes.
Ativos circulantes são aqueles que podem ser rapidamente convertidos em dinheiro, geralmente em menos de um ano, e podem incluir ativos como contas a receber, estoque e dinheiro.
Já os ativos não circulantes são os ativos de longo prazo que irão gerar benefícios por mais de um ano e incluem edifícios, marcas, veículos, etc.
Por outro lado, o passivo é o total do passivo circulante (passivo de curto prazo) e do passivo exigível a longo prazo. O passivo circulante compreende dívidas que requerem reembolso no prazo de um ano, enquanto os passivos de longo prazo são passivos cujo reembolso vence há mais de um ano.
Como calcular o patrimônio líquido?
O patrimônio líquido é o direito do proprietário quando os ativos são liquidados e as dívidas são pagas. Ele pode ser calculado usando as duas fórmulas a seguir:
1ª Fórmula
Patrimônio líquido = Total de ativos - Total de passivos
A fórmula acima é conhecida como equação contábil básica e é relativamente fácil de usar. Pegue a soma de todos os ativos no balanço patrimonial e deduza o valor de todos os passivos.
Os ativos totais são o total dos ativos circulantes, como títulos e valores mobiliários e pré-pagamentos, e ativos de longo prazo, como máquinas e utensílios. O total do passivo é obtido somando o passivo circulante e o exigível a longo prazo.
Todos os valores estão disponíveis no balanço da empresa. O que resta após deduzir o passivo total do ativo total é o valor que os acionistas obteriam se os ativos fossem liquidados e todas as dívidas pagas.
2ª Fórmula
PL = Capital social + Lucros Acumulados – Prejuízos acumulados + Reservas – Ações em tesouraria + ou - Ajuste de avaliação patrimonial [AVP]
O método do capital social é às vezes conhecido como a equação do investidor. A fórmula acima soma os lucros retidos da empresa e o capital social e subtrai as ações em tesouraria.
Os lucros retidos são a soma dos lucros acumulados da empresa após o pagamento dos dividendos e aparecem na seção do patrimônio líquido no balanço patrimonial.
Ações em tesouraria são ações recompradas da empresa que são mantidas para potencial revenda aos investidores. É a diferença entre as ações oferecidas para subscrição e as ações em circulação de uma empresa.
Quais são os componentes do patrimônio líquido?
Pense nos lucros retidos como economias, pois representam um total cumulativo de lucros que foram salvos e colocados de lado ou retidos para uso futuro.
Os lucros retidos aumentam com o tempo, à medida que a empresa continua a reinvestir uma parte de sua receita. Em algum ponto, o valor dos lucros retidos acumulados pode exceder o valor do capital social contribuído pelos acionistas.
Os lucros retidos são geralmente o maior componente do patrimônio líquido para empresas que já operam há muitos anos.
Ações em tesouraria ou ações representam ações que a empresa comprou de volta dos acionistas existentes. As empresas podem fazer uma recompra quando a administração não pode distribuir todo o capital disponível de forma que possa oferecer os melhores retornos.
As ações recompradas pelas empresas tornam-se ações em tesouraria, e seu valor em dólares é registrado em uma conta denominada ações em tesouraria, em contrapartida às contas de capital do investidor e lucros acumulados.
Desse modo, as organizações podem re-emitir ações em tesouraria para os acionistas quando precisam levantar dinheiro. Por essa razão, muitos enxergam o patrimônio líquido como o retrato dos ativos líquidos de uma instituição — seu montante líquido, se expressando de tal maneira, deve ser a importância que os donos das ações obteriam se a organização liquidasse integralmente seus ativos e quitasse todos os seus débitos.
Por fim, mais alguns componentes que precisamos citar são:
- Capital social
- Reservas de capital
- Ajustes de avaliação patrimonial
- Reservas de lucros
- Ações em tesouraria
- Prejuízos acumulados
Exemplo de patrimônio líquido
Analise o balanço patrimonial real de um grande banco americano, auferido de sua apuração anual. Em 31 de dezembro de 2020, ele contava com os ativos totais de $ 2,82 trilhões e passivos totais de $ 2,55 trilhões. Portanto, na época, o patrimônio líquido total era de US $ 273 bilhões (ou ativos menos passivos).
Dessa forma, acreditamos que ficou mais didático aprender e se aprofundar mais sobre o que é patrimônio líquido, certo? Agora você pode usar tudo que foi mencionado para fazer com que sua empresa possa avançar ainda mais no mercado.
Caso precise de mais esclarecimentos, converse com nossa equipe de especialistas: nossos canais principais de atendimento são [email protected], 11 2888-4747 e Whatsapp 11 99252-1782.