Gestão do Patrimônio e o Levantamento Contábil
Muitas vezes nos deparamos com a situação em que a empresa não possui o controle do ativo imobilizado item a item, ou seja, ao longo dos anos a empresa só fez a contabilização dos valores adquiridos referentes às compras dos bens em contas patrimoniais. Nesta situação os dados disponíveis são os valores dos saldos contábeis de cada conta do ativo permanente e necessita que seja realizado o levantamento contábil dos bens patrimoniais.
Levantamento Contábil
Levantamento Contábil é o processo para a reconstituição da base contábil dos bens patrimoniais, de forma que tenhamos a data da compra, valor de aquisição e descrição detalhada do bem, valor da depreciação acumulada e o residual contábil.
Os principais aspectos técnicos a serem considerados, na execução dos trabalhos de levantamento contábil para a implantação do controle de patrimônio nas empresas são:
1. Reconstituição: A reconstituição da base de dados dos bens patrimoniais fundamentadas na escrituração contábil e documentos fiscais (NFs).
2. Fiscal: A exigência legal para manter os documentos é de 5 anos, portanto, no mínimo todos os bens adquiridos nos últimos 5 anos necessitam da identificação da Nota Fiscal da compra.
3. Contábil: Somente os bens com residuais contábeis, tem influência nos resultados da empresa, portanto, a pesquisa contábil deve-se estender até os últimos 10 anos.
4. Societário: O trabalho de reconstituição da base contábil deve ser realizado desde a fundação da empresa, baseadas em lançamentos contábeis e fundamentadas em documentos de compra dos bens, portanto, a pesquisa engloba toda vida da empresa e não deve se limitar aos últimos 5 anos ou 10 anos apenas.
Metodologia de levantamento contábil
O trabalho de levantamento contábil deve ser fundamentado na metodologia de fechamento dos valores anuais de aquisição mês a mês, ou seja, o total levantado pelas Notas Fiscais de aquisição do Imobilizado deve fechar com o Saldo do Balancete Anual conta a conta. Com isto, obtém-se um trabalho consistente do ponto de vista fiscal e contábil.
Reconstituição da depreciação acumulada
Principais Etapas:Gestão do Patrimônio: Batimento entre o controle físico e os registros contábeis
É fundamental que se adote o mesmo critério de “unitização” dos itens, ou seja, adotar o mesmo critério de abertura do item de controle físico e lançamento contábil (registro contábil do bem). O critério de abertura de itens a nível de componentes, deve também ser considerando em relação ao sistema de manutenção industrial das máquinas. Isto se tornou fundamental com as novas regras contábeis das demonstrações financeiras: Lei 11.638, CPC 01, ICPC 10, CPC 27, etc. Os dados publicados devem refletir fielmente a situação real da empresa, portanto, a confiabilidade das informações financeiras publicada nos balanços patrimoniais será posto em prova, caso não haja a perfeita correspondência entre os itens físicos e seus respectivos registros contábeis.
Conheça a AfixCode:
A AfixCode Patrimônio e Avaliações presta serviços de Consultoria: Avaliação Patrimonial e implantação do Controle de Patrimônio, desde o Levantamento Contábil, Físico, Cotejamento e Saneamento, além dos softwares: AfixInv – Software de Inventário, AfixPat – Sistema de Controle Patrimonial e AfixWeb – Sistema de Controle Patrimonial Web. Conheça a AfixCode!