O que é Cotejamento Contábil (Conciliação)? | AFIXCODE

O que é Cotejamento Contábil (Conciliação)? Entenda Como Fazer e sua Importância

O que é Cotejamento Contábil (Conciliação)? Entenda Como Fazer e sua Importância

O que é Cotejamento Contábil (Conciliação)? Entenda Como Fazer e sua Importância
 

Cotejamento contábil ou conciliação é o processo de comparação e verificação de lançamentos contábeis com o objetivo de validação.  

No processo de regularização contábil do ativo imobilizado, o cotejamento é uma etapa fundamental que deve ser realizada após a conclusão do inventário físico.

Ele tem como objetivo certificar que o saldo constante no balanço realmente confere com a posição patrimonial física existente na companhia. 

Neste artigo, vamos abordar tudo sobre cotejamento contábil, desde a sua definição, como realizá-lo na prática e apresentar como esse procedimento é feito na metodologia da Afixcode. Continue lendo e confira!

 
 


Processo de regularização do ativo imobilizado

O processo de regularização ou implantação do ativo imobilizado pode ser dividido em 3 etapas:

1. Inventário físico do imobilizado

Não vamos entrar em muitos detalhes aqui porque esse assunto já foi objeto de vários outros artigos aqui no blog, mas bem resumidamente o inventário físico consiste no processo de identificação dos bens com as placas patrimoniais e coleta de dados (informações físicas) do bem.

Você também pode se interessar por:
👉 Inventário patrimonial: o que é, porque fazer e passo a passo completo
👉 8 procedimentos essenciais para garantir sucesso no inventário patrimonial de uma empresa
👉 Inventário de bens patrimoniais
👉 8 erros comuns no inventário físico de bens patrimoniais: aprenda como evitá-los!
👉 Porque não existe o melhor momento para contratar o inventário patrimonial

2. Cotejamento físico x contábil

É o processo de cruzamento da base física e contábil, cujo objetivo é “unir” essas bases – o grande objetivo final da etapa de conciliação é ter uma base saneada (limpa) que represente a realidade do imobilizado e com informações úteis para os usuários da contabilidade, isto é, os registros do imobilizado devem ter informações ricas, descrição completa, marca, modelo, número de série, dimensão, etc. e as informações contábeis que dão lastro ao registro.

3. Saneamento das sobras

Após o cotejamento, a última etapa do processo de regularização é o saneamento das sobras físicas e contábeis, cujo objetivo é minimizar essas sobras – no saneamento então podem ser adotadas diferentes estratégias de acordo com as particularidades de cada empresa.

 

 


O que é a reconstituição contábil?

Um dos pré-requisitos para a conciliação contábil é que a base tenha informações suficientes para a correta identificação do bem e que também esteja analítica, ou seja, individualizada trazendo as informações contábeis e técnicas do ativo conforme documento de origem.

Quando a base contábil apresenta problemas, seja de deficiências de informações: descrições pobres, falta de informações de marca, modelo, etc... e/ou quando os lançamentos foram feitos de forma agrupada (exemplo: Equipamentos p/ informática, móveis e utensílios para o escritório), é necessário a realização do trabalho de reconstituição contábil antes da etapa de cotejamento.

O trabalho de reconstituição, consiste resumidamente na pesquisa das informações contábeis para a melhoria da descrição dos registros e abertura de lançamentos para termos uma base contábil analítica em conformidade com as leis e normas contábeis.

 
 


Como é realizado o processo de cotejamento (conciliação) físico x contábil do imobilizado?

O processo de conciliação como explicado anteriormente consiste no cruzamento das bases físico x contábil. Esse processo dentro da metodologia da Afixcode possui diversos níveis, partindo do mais rigoroso para o menos rigoroso e também respeitando as regras de negócio da empresa.

Exemplos de regras de negócio:

  • Somente conciliar bens da mesma Filial/Centro de custo/Local – isto é tanto os bens físicos quanto contábeis devem ter a mesma classificação de Filial/Centro de custo/Local
  • Filial / Local
  • Filial / Centro de custo
  • Local / Centro de custo
  • Local
  • Centro de custo
  • Filial
  • Cotejamento sem restrição Filial/Centro de custo/Local – nessa opção é permitido o cotejamento cruzando bens entre filiais / centro de custo / local

O processo de conciliação então é realizado por rodadas, sendo necessário diversas rodadas de conciliação muitas vezes para alcançarmos o resultado desejado e a cada rodada reduzimos gradativamente o rigor da conciliação.

É um trabalho técnico e extremamente minucioso, que demanda muitas horas de profissionais qualificados e boas ferramentas de controle.

Saiba mais sobre o que é Conciliação Físico x Contável no vídeo a baixo:

 
 
 
 

Níveis de conciliação (Afixcode)

Dentro da nossa metodologia de conciliação, temos diversos níveis de conciliação partindo do mais rigoroso para o menos rigoroso.

  • 1º nível: regra de negócio + número de bem + descrição
  • 2º nível: regra de negócio + número de série + descrição
  • 3º nível: regra de negócio + número de tag (ou outro identificado) + descrição
  • 4º nível: regra de negócio + descrição + marca + modelo
  • 5º nível: regra de negócio + descrição + marca
  • 6º nível: regra de negócio + descrição + modelo
  • 7º nível: regra de negócio + descrição
  • 8º nível: regra de negócio + descrição (conciliação forçada)

Obs: dentro da conciliação por descrição temos diferentes critérios de níveis de similaridade.

Confira o vídeo abaixo que explica mais sobre os níveis de conciliação:

 
 


Perguntas e respostas sobre cotejamento contábil e conciliação

Confira abaixo algumas das perguntas mais frequentes que recebemos já com as respectivas respostas e esclarecimentos:

O que são as sobras físicas? Como tratá-los?

São os itens identificados fisicamente durante o inventário, mas que por algum motivo não foi localizado seu correspondente contábil. Existem diversos motivos para uma sobra física, sendo um dos mais comuns problemas na contabilização (Aquisição / baixa).

Como esses itens não tem lastro contábil, não é possível “ativá-los”, sendo o procedimento correto apenas o controle físico desses bens.

O que são as sobras contábeis? Como tratá-las?

As sobras contábeis são aqueles registros do imobilizado que constam na contabilidade, mas por algum motivo não existem ou não foram localizados fisicamente

Existem diversos motivos para sobras contábeis, sem os mais comuns problemas de procedimentos, por exemplo bens baixados fisicamente, mas que não foram baixados contabilmente, furtos, etc. Uma vez comprovado que esses bens não existem fisicamente, o procedimento deve ser a baixa desses bens na contabilidade.

Você também pode se interessar por:
👉 Tudo sobre a baixa de ativo imobilizado: conceito, tipos e contabilização

A Afixcode realiza somente o serviço de conciliação?

O mais comum é o processo como um todo (inventário + conciliação), mas também fazemos somente o serviço de conciliação para os clientes que por exemplo fizeram o inventário físico internamente.

IMPORTANTE: o resultado do processo de conciliação dependerá muito da qualidade das bases físicas e contábeis fornecidas.

 
 
 
 

Garanta que o processo de cotejamento contábil seja feito por profissionais especializados

Nesse artigo comentamos a importância do cotejamento contábil no processo de inventário físico dos bens patrimoniais.

Quer conhecer mais sobre cada etapa do inventário e contar com a ajuda de profissionais para efetuar o cotejamento contábil em sua empresa? Então converse com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas: nossos canais principais de atendimento são [email protected], 11 2888-4747 e Whatsapp 11 99252-1782.

 
 

 
Compartilhe esse conteúdo:
 
Glauco Oda
Glauco Oda
Glauco Oda é bacharel em Ciência da Computação formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (CRC 1SP326596), atual CEO da AfixCode Patrimônio e Avaliações, e sócio/diretor da OTK Sistemas e AfixGraf Soluções Gráficas. Carreira profissional toda desenvolvida na gestão do controle do Ativo Imobilizado, tendo participado de todas as fases e inúmeros projetos em mais de 20 anos de atuação profissional. | LinkedIn: /in/glaucooda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar
Compartilhar
Twittar