Inventário de Estoque x Inventário Patrimonial: Conceitos e Diferenças
Inventário significa relação de bens ou lista onde se encontram os mesmos registrados, contendo ou não uma enumeração detalhada ou minuciosa dos mesmos.
É comum haver confusões entre o inventário de estoque e o inventário patrimonial. Abaixo, vamos esclarecer a diferença entre os dois:
No aspecto patrimonial e fiscal o “Livro Registro de Inventário dos Estoques” destina-se a listar os bens com seus respectivos valores e especificações que permitam sua perfeita identificação.
São listados bens como estoques de mercadorias, matérias-primas, produtos manufaturados, produtos em fabricação e os bens em almoxarifado existentes na data do balanço patrimonial levantado ao fim de cada período.
O objetivo é a apuração e determinação do custo da venda e o respectivo lucro bruto operacional, de acordo com os artigos 260 e 261, do RIR/99 e 12 da IN-1515/2014.
O inventário patrimonial do ativo imobilizado, por sua vez, é um método de registro que permite saber em qualquer momento o bem ou montantes dos bens e direitos de caráter permanente, necessários as atividades empresariais.
Entre esses bens estão prédios, máquinas, equipamentos, veículos, móveis, etc., bem como os direitos intangíveis utilizados na empresa, seja, elas de atividades industriais, comerciais ou de prestação de serviços com propósito de controles internos.Conclusão: Estoques x Ativo Imobilizado
Assim, não podemos confundir estoque com ativo imobilizado. Os estoques são registros temporários dos bens, enquanto não vendidos, requisitados para produção ou para consumo, expurgados ou não dos impostos e contribuições incidentes nas compras como ICMS, IPI, PIS, e COFINS.
Portanto, todos os contribuintes do IPI e ICMS, são obrigados a manter o Livro de Registro de Inventário de Estoque, ao final de cada período de apuração do IR/CSLL.
Já os imobilizados não podem ser considerados como estoque, e sim, grupo de investimentos destinados, de forma permanente, à produção, comercialização e administração da entidade, utilizados no empreendimento e na realização de suas atividades.
Dando continuidade a esse tema, confira o artigo Porque e Como as Empresas Devem Realizar o Controle Patrimonial de seus Bens.
3 Comments
Muito legas e interessante as dicas, vou começar uma etapa de criar o Inventário em uma Empresa onde não existe ainda essa etapa.
Conteúdo claro e objetivo!
Obrigada!
Gostei… Bastante satisfaciente e proveito…